O motor a jato é um motor feito para empurrar, usando a terceira lei de Newton; A ação de forçar massa em forma de gases quentes para uma direção gera uma força em sentido contrário. Todas as peças que estão dentro do motor a jato têm a finalidade de captar o ar e expulsá-lo com a maior velocidade possível. Para fazer isto, em um motor de tamanho adequado a uso para aeromodelo, é usado um compressor radial que ao girar expulsa o ar a grande velocidade para a sua periferia. Ou seja, este compressor retira energia mecânica do eixo e transfere esta energia para o ar. Este ar com alta velocidade é obrigado a passar pelo difusor que com passagens divergentes, reduzem a velocidade, transformando esta velocidade em pressão. Este ar sob pressão entra na câmara de combustão, onde recebe energia pela queima do combustível, e se expande ao ser aquecido.
Este ar quente e sob pressão é obrigado a passar pelo estator da turbina, que pela forma das suas palhetas, direciona este ar em alta velocidade para o rotor da turbina. Ao alcançar o rotor da turbina, o ar entrega uma parte da sua energia, ao obrigá-lo a girar. Observar que a turbina somente tem a finalidade de fornecer energia mecânica para o compressor. A sobra de energia do ar do escapamento é que é utilizada como energia de propulsão.
Este ar quente e sob pressão é obrigado a passar pelo estator da turbina, que pela forma das suas palhetas, direciona este ar em alta velocidade para o rotor da turbina. Ao alcançar o rotor da turbina, o ar entrega uma parte da sua energia, ao obrigá-lo a girar. Observar que a turbina somente tem a finalidade de fornecer energia mecânica para o compressor. A sobra de energia do ar do escapamento é que é utilizada como energia de propulsão.
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